E.E.Adventor Divino de Almeida
Campo Grande MS 10 de setembro de 2011.
Professora:Vanja
Aluna:Michele Magalhães da Silva e Danielly
série: 1°D N°34 N°09 Turno: Vespertino
Reestamentelização da sociedade? pagina: 74 da apostila
1-Os dois textos apontam a permanência de aspectos relacionados aos sistemas de castas e de estamentos na sociedade comteporânea. Cite outras situações nas quais se observa alguma caracteristica dessas formas de desigualdade no mundo atual.
R= Ricos e pobres,na sociedade de hoje na minha opinião as pessoas são divididas nessas duas classes sociais,os pobres na periferia,e os ricos no centros da cidade,os lugares parece serem escolhidos para cada tipo de pessoa e ai também aparece a descriminação social.
2-Com base na analise do que constitui uma casta e um estamento,como você explica a permanência desses tipos de desigualdade?
R=acho que essas divisões ocorrem principalmente porque existe aquele velho e antiquado principio de que os ricos as pessoas de berço são mais importantes do que os pobres q não tem muito para viver,então até hoje as pessoas lutam para se enquadrarem nessa sociedade "mais importante",bom na minha opinião não errado quere subir na vida,mas convenhamos,não tem nada de errado nem de vergonhoso ser mais humilde.
pagina 83 da apostila- Fome no mundo
1-Se o alimento produzido no mundo é suficiente para suprir as necessidades de todos, o que explica o problema da fome?
R=na minha opinião o que explica esse problema é a corrupção,pois se as autoridades destribuissem os recursos de maneira correta as pessoas em determinada região do planeta não passariam tanta fome,além disso acho que algo a mais deveria ser feito para combater a fome no mundo,campanhas de doação que fossem mais efetivas e que de alguma maneira tocassem o coração das pessoas do mundo,eu digo a criação de um evento mundial envolvendo varias pessoas que pudessem ajudar as pessoas que passam fome,talvez assim as pessoas começassem a ver o verdadeiro sentido da frase "todos somos irmãos".
2-As campanhas contra a fome poderão resolver o problema ou a questão é sistêmica?Nesse caso,o que é necessário mudar para que todos possam se alimentar adequadamente?
R=pra mim a questão não é sistêmica,as campanhas são realmente uma das melhores situações para combater a fome, mas o que deveria ser observado é como os recursos obtidos estão sendo distribuidos,se as altoridades não sabem fazer isso da forma correta,nunca seremos capazes de combater a fome no mundo.
pagina 92 da apostila O abismo brasileiro entre brancos e negros
Ser ou não "doutor" andar a pé ou de carro,morar num palacete ou num barraco,ser branco ou negro no Brasil:Os dados aqui apresentados demonstram algumas das várias manifestações das desigualdades existentes em nossa sociedade.Estabeleça relações entre elas.
R=no Brasil só os doutores conseguem andar de carro,quem ainda não é doutor anda a pé ou no transporte publico,isso também ocorre com os palacetes somente quem tem dinheiro consegue morar assim quem não tem dinheiro mora numa casa muito humilde,e ai vem a maior desigualdade no Brasil ser branco ou negro? bom hoje em dia ainda ocorre muita descriminação,na rua,nas faculdades e até dentro de casa,as pessoas ainda não sairam daquela ridicula opinião de que os negros são menos do que os brancos para essas pessoas os brancos merecem mais do que os negros estarem numa faculdade ou trabalhando num escritório,sorte que esse errado conceito esta sendo mudado aos poucos. logo isso vai acabar concerteza.
pagina 93 da apostila Favelados e punks "invadem" shopping
1- Durante os últimos anos,os shopping centers se espalharam pelas cidades de grande e médio porte.São espaços onde há muitas restrições aos pobres. Faça o exercicio de imaginar como você seria tratado se entrasse malvestido em um shopping e até com as roupas sujas,descalço e com os cabelos desgrenhados.
R=normalmente essas pessoas seriam espussas do shopping,porque de certa maneira as pessoas ligam os mendigos ou as pessoas pobres a marginais e ladrões,para essas pessoas de mente estremamente pequena quem anda malvestido é ladrão ou não é digno de entrar em um shopping eles generalizam tudo,acham q toda pessoa pobre é vagabundo e ladrão,mal sabem eles que os maiores ladrões se vestem de terno e gravata e andão de carrão.
2- por que existem limitações para entrar e circular nesses espaços? Pode-se negar ás pessoas o direito de circular pela cidade? Os shoppings foram construidos apenas para quem pode consumir ou são mais um espaço urbano de convivência somente para iguais?
R=porque são grandes centros de comércio de produtos de valor e onde pessoas mais bem de condição fazem o seu lazer. obviamente que não.todo mundo independentimente de ser rico ou não tem o direito de ir e vir isso é a lei quem assegura.foram feitos para as pessoas conviver de maneira igual assegurando seus direitos,todos tem o direito de ir aonde bem entenderem,e issonão sou quem digo,e sim alei,mas muitas pessoas não cumprem essa lei.